sexta-feira, 30 de setembro de 2011

Segundo pesquisa nacional, brasileiro desconhece a hepatite C

Pesquisa realizada com 1.137 pessoas mostra desinformação.

O brasileiro desconhece a hepatite C e tem uma percepção errada sobre a doença, segundo revela pesquisa divulgada durante o Congresso Brasileiro de Hepatologia, em Salvador. De acordo com os dados, levantados pelo Instituto Datafolha, 51% dos brasileiros não sabem dizer espontaneamente o que é hepatite C. O estudo mostra ainda que 86% dos entrevistados concordam que a maioria das pessoas desconhece a doença e seus efeitos.

Hepatite: a doença é caracterizada por uma inflamação do fígado, que pode ser causada por infecções (virais, bactérias), pelo uso de álcool, de medicamentos e de drogas ou por doenças hereditárias ou autoimunes

Hepatite: a doença é caracterizada por uma inflamação do fígado, que pode ser causada por infecções (virais, bactérias), pelo uso de álcool, de medicamentos e de drogas ou por doenças hereditárias ou autoimunes.


Grupos de risco de hepatite C

Saiba quem deve fazer o teste para detectar a doença:

• Quem recebeu transplante de órgãos ou tecidos, além de doadores de esperma, óvulos ou medula óssea

• Pessoas que receberam transfusão de sangue antes de 1994

• Doentes renais em hemodiálise

• Pessoas que usam ou usaram drogas injetáveis ou cocaína inalada

• Quem utilizou medicamentos intravenosos nas décadas de 1970 e 1980

• Portadores do vírus HIV

• Filhos de mães contaminadas com hepatite C

• Pessoas que tenham feito tatuagens ou piercings em locais não seguros

Fonte: Sociedade Brasileira de Hepatologia

A falta de informação fica clara quando 24% das pessoas pesquisadas disseram conhecer uma vacina contra a hepatite C e 7% dos entrevistados afirmaram já terem sido vacinados contra a doença - desconhecendo o fato de que não existe imunização. Atualmente, somente as hepatites A e B possuem vacina.

Um comentário:

  1. Pelo pouco que sei, a hepatite C é uma doença crônica e que esta intimamente relacionada ao câncer de fígado. Espero que em breve tenhamos uma vacina contra hepatite C como já tem contra hepatite A e B

    ResponderExcluir