quarta-feira, 19 de outubro de 2011

Surto de catapora assusta.

Vinícius, de 1 ano, contraiu a doença na creche e está no hospital. A mãe não sabia que a varicela poderia ser tão grave (NANDO OLIVEIRA/ESP. EM/D. A PRESS)
                                                           



A cidade de Formiga, no Centro-Oeste de Minas, está em alerta por causa de um surto de catapora (varicela). Nos últimos dez dias, duas crianças morreram em decorrência da doença e mais de 300 pessoas foram infectadas. O número é bem superior ao do ano passado, quando 47 casos e uma morte foram notificadas, segundo a Secretaria Municipal de Saúde.

Junto com a Santa Casa, o órgão está aconselhando os pais a ficarem atentos aos primeiros sintomas da doença, que é o surgimento de pequenas lesões no tronco (tórax e abdômen). As instituições de ensino estão sendo orientadas a não receber alunos com os sintomas. “A transmissão tem ocorrido principalmente nas escolas e creches. O problema é que, grande parte das vezes, quando o sintoma aparece a criança já está transmitindo o vírus”, afirmou a coordenadora de Epidemiologia da secretaria, Juliana Castro.
A Secretaria de Estado de Saúde confirmou ontem que há um surto localizado em Formiga, município de quase 67 mil habitantes, e que o número concentrado de casos ainda não foi registrado em outras cidades do estado. No dia 8 deste mês, uma menina de 3 anos chegou a dar entrada no pronto-atendimento, mas a mãe decidiu procurar um médico amigo da família em Piumhi. O quadro dela era grave e a criança morreu antes de ser internada. Dois dias depois, a vítima foi um menino de 2 anos que faleceu após deixar o pronto-socorro. Ele também não ficou internado. Nos dois casos, a varicela teria evoluído para um quadro de infecção.espalhar pelo corpo. Desde sábado estou aqui no hospital e não sei quando vamos poder ir para casa”,

Mãe de 4 filhos, a dona de casa Roseli dos Reis Ferreira, de 30 anos, também passou o fim de semana no hospital. Os dois caçulas, Luciana, de 4, e Eros, de 3, também foram contaminados. Assustada, ela conta que só agora percebe a gravidade da doença. “Meus dois mais velhos já tiveram catapora e não foi assim tão sério. Eu não sabia que essa doença podia ser grave a ponto de ter que internar as crianças”, afirma.

Altamente contagiosa, a catapora é uma doença aguda que aparece com mais frequência entre os meses de agosto e novembro. Os sintomas principais são febre, falta de apetite, fadiga, dor de cabeça e o surgimento de lesões acompanhadas de forte coceira. O que pouca gente sabe é que, se não for tratada, ela pode levar ao óbito.

Neste ano, Minas Gerais teve 14.188 casos da doença com 17 mortes. Somente na Região Centro-Oeste, foram registrados até hoje 1.254 casos de varicela enquanto em todo o ano passado foram 1.979. A vacina contra a varicela só está disponível na rede particular e custa cerca de R$ 160. O Ministério da Saúde informou que estão sendo feitos estudos para que a imunização seja gratuita.

Um comentário:

  1. Dificil acreditar que catapora mata, assustador, a vacina nem sempre esta disponível.
    Um absurdo o governo nãop providenciar a vacinação em massa.

    ResponderExcluir