De acordo com informações da secretaria, somente neste ano foram notificados 792 casos de meningite no estado, sendo que 117 evoluíram para óbito. A meningocócica é uma infecção bacteriana grave que afeta as meninges, membranas que recobrem o sistema nervoso central. Quando isso acontece, configura a meningite meningocócica. Se evoluir para um quadro de infecção generalizada é chamada meningococcemia.

SINTOMAS
A doença meningocócica pode se confundir com outras enfermidades, já que seus sintomas são febre alta, dor de cabeça forte, mal-estar, extremidades frias e prostração, por isso é indicado procurar um médico imediatamente após a identificação de qualquer um dos sinais. Ainda podem ocorrer convulsões e rigidez da nuca, evoluindo para problemas neurológicos de irritação nas meninges e até o coma. Em casos muito graves, conforme a SES, podem surgir manchas vermelhas, bolhas na pele e sangramentos. A letalidade da doença ultrapassa 30% dos casos e pode ocorrer poucas horas após os primeiros sintomas. Quem sobrevive pode ficar com sequelas como surdez, retardo mental, problemas motores e convulsões.
A bactéria pode ser transmitida por meio da fala, tosse, espirros etc. Como forma de prevenção, a secretaria indica: manter boa nutrição, lavar as mãos com frequência, usar lenços de papel ao espirrar ou tossir, não compartilhar copos, talheres e outros utensílios sem lavar antes, não dividir garrafas de água ou alimentos, evitar frequentar locais com grandes aglomerações de pessoas, evitar o contato com os doentes, manter casa, ambiente de trabalho e veículos sempre ventilados.
A vacina é o melhor meio de prevenção

Prevenir é cuidar
Meus filhos tem 7 e 10 anos quantas doses eles tem que tomar de meningo?
ResponderExcluir